top of page

Como é a primeira sessão?

Atualizado: 25 de mar. de 2023

Antes da minha primeira sessão - O diálogo interno by Julienne

(este é um texto 100% baseado em fatos de devaneio, fantasia e também de uma combinação das histórias de vida de suas autoras - Clécia e Dália)

 

Cheguei! São 18h32 agora. Comecei bem a semana! Hoje é segunda e eu consegui fazer minha caminhada. Nossa, que sentimento de alívio, consegui começar a minha meta de fazer exercício. Mas vamos ver como vai ser a semana né, dona Julienne. Você sempre começa bem o exercício na segunda, mas é só ladeira abaixo na semana. Ainda bem que a semana tem somente 7 dias e você recupera a ladeira para semana seguinte. Eu preciso chegar ainda mais cedo no trabalho para dar tempo de fazer tudo. Mas está ficando bem difícil pq daqui a pouco eu vou chegar no trabalho e as luzes ainda não terão acendido. Não é possível que essa seja a solução. Bom, vou pensar nisso depois. Tenho que colocar roupa pra lavar, tirar a roupa do varal, e fazer um lanchinho pra janta, antes de ir dormir. Droga, você também não conseguiu estudar hoje hein? isso também é parte da meta Julienne 2.0.


Pelo menos consegui conversar com alguns psicólogos pelo whats para fazer psicoterapia. Faz muito tempo que tô curiosa para saber sobre isso. esse tal “auto-conhecimento” que deu um belo boom depois da pandemia. Eu já tomei a última dose? Vou ligar pros meus pais para saber se eles estão em dia. Mas eu já liguei hoje. Amanhã eu ligo. Será que meus irmãos estão bem? Tem um tempo que não falo com eles.


Fazer essa caminhada me deixou com muita sede. Ponto para mim que vou tomar água e a meta da água foi atingida 100% hoje. Sucesso girl!.


Agora, amanhã é dia da tão aguardada primeira sessão de psicoterapia. Ela até me explicou como vai ser, mas eu ainda não sei ao certo. O que eu tenho para dizer numa primeira sessão de terapia? e a segunda? e a terceira? Ai, não sei porque resolvi fazer isso. Eu acho que não preciso. Como será que eu começo, nunca fiz isso antes. Ai, que doidera.


Calma. Ela (psicóloga) vai te ajudar. Você não tem obrigação de saber. Você nunca fez isso. Roupa lavada check, tirar roupa do varal check. Ai, preciso fazer o meu lanche agora porque daqui a pouco quero terminar aquele livro. Ou será que vejo mais um episódio da minha série? Será que vai chover amanhã? Combinei de almoçar com o João. Tenho que escolher a roupa de amanhã já. Quantos graus tá agora?


Volta aqui, a sessão é amanhã. Tem que fechar o que vai falar nessa sessão.

Será que eu devo falar sobre a minha avó? Afinal, foi ela quem me criou, me deu amor, banho, comida e palmada. Ah, mas vou mesmo falar da minha avó? Foi ela que me criou com tanto amor, me deu tudo o que precisava quando os meus pais não puderam. Acho que não vale. Não seja ingrata dona Julienne. Acho que isso faz sentido, melhor não falar. Então eu vou falar do meu cachorro que morreu tem um ano. Poxa, mas é só um cachorro, acho que não vale. Deixa mais pra frente. Isso é muito besta para ser falado numa sessão, você paga pelo tempo da psicóloga. Pensa em alguma coisa importante, de fato. Tá, então eu devo falar daquela vez que minha mãe me chamou de preguiçosa indo pra escola e até hoje eu lembro disso, não sei porquê. Eu era bem pequenininha. Ah, sério que vou falar sobre isso? Aconteceu só uma vez (que me lembre) e isso hoje nem me afeta; olha as coisas que consegui, tenho meu trabalho e um teto, cheguei até aqui e tá tudo bem. dona Julienne, você não é preguiçosa (na maior parte do tempo). Deve ter alguma coisa mais importante para você falar. Essa roupa está bem boa pra sair amanhã, só preciso ver onde está aquele sapato que combina, o pretinho básico. Dona Julienne, você sempre com essas escolhas previsíveis. O pretinho é sem salto, prefiro o conforto. Agora vai lá preparar o seu sanduiche-janta. Será que eu já falo pra ela que só de pensar na sessão eu já to ansiosa. Será que vou ficar assim toda semana antes da sessão? Ai, acertei no lanche, pena que tô comendo tarde. Já passou da hora de comer doce; mas o pior mesmo da vontade de doce é a tarde. Livro ou série? hum, livro. Será que falo das minhas metas? Ou será que falo do meu nojo de ralo? Ah, quer saber? Eu vou esperar e ver o que acontece. Ela deve me perguntar algumas coisas e respondo e pronto! Só peço Senhor, por favor, não me deixa perder o sono pensando nisso. Vou dormir.


Como é a primeira sessão?


A primeira sessão é apenas a primeira. Nela, você vai conhecer a/o profissional de psicologia, ver se existe uma primeira empatia para seguir para as próximas. É uma relação terapêutica profissional que será construída e isso leva algumas sessões.

Uma alternativa do que compartilhar pode ser falar sobre o motivo ou motivos que te fizeram procurar a psicoterapia. Mesmo que seja somente “eu não sei exatamente mas tem alguma coisa que me incomoda sobre XXXXX e eu não sei olhar/sentir/interpretar/lidar com isso”. Se você souber o que te incomoda, o porquê e como você se sente, isso também pode fazer parte dessa primeira sessão. Mas, não precisa necessariamente se obrigar a falar de algo que te incomoda, se isso for custoso de alguma forma, se isso for doído, se isso te traz um nó no estômago, ou se te deixa tenso. Você pode começar falando de sua semana, do seu trabalho, da sua rotina, de como está o seu sono, a sua alimentação, dos seus hobbies, das coisas que você entende que estão funcionando. Essa é só a primeira sessão.


Na psicoterapia, não existe o lógico. Existe o psico-lógico. Ou seja, a lógica racional que conhecemos de causa-consequência e que usamos em nosso dia-a-dia para as decisões práticas da vida, na maior parte das vezes, não é o que nos leva a descobertas de auto-conhecimento, no setting psicoterapêutico. O ponto crítico está na descoberta dessa lógica da psiquê, mas “ponto” não é a melhor palavra, por que ela dá a ideia de que uma hora não se sabe, e na outra se descobre. Ao invés de ponto, talvez seja melhor utilizar “caminho crítico”.


Essa descoberta da lógica da psiquê leva algum tempo. Esse “algum tempo” não é previsível. Mas isso não significa que é impossível ter algumas descobertas nas primeiras sessões.


Por isso, todo e qualquer tema que a Julienne trouxe em seu diálogo interno como alternativa para iniciar na primeira sessão é muitíssimo válido. É certo que Julienne tem muitos outros temas que ela, eventualmente, vai ver importância em trazer ao psicoterapeuta e poderá fazê-lo sem preocupação de organizá-los previamente.


Aqui não é uma entrevista de emprego onde você fala das suas experiências anteriores, seus méritos e aprendizados, seus 3 defeitos e 3 qualidades. Este espaço é seguro, você não vai vender, não vai comprar, não precisa se provar. Esse é um dos únicos lugares que você pode começar a contar de onde quiser. Nada é perdido.



140 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page